Perguntas Frequentes - Soluções - Empresas

Perguntas Frequentes - Empresas

Soluções

Combos TIM
Combos TIM

Quantos são os clientes TIM no Brasil?

Em todo o Brasil, a TIM possui mais de 70 milhões de clientes.

As ligações para TIM no plano TIM Liberty Empresa, e o uso de internet no Liberty Web Smart, possuem algum tipo de limitação?

Não. No plano TIM Liberty Empresa, você fala ilimitado de TIM para TIM, e no Liberty Web Smart, você navega à vontade, sem se preocupar com pegadinhas.

Nos planos TIM Liberty Empresa ou TIM Empresa Mundi eu pago custo de roaming quando viajo para outro estado e recebo ou efetuo ligações?

Não. Nos planos TIM Liberty Empresa e TIM Empresa Mundi, o roaming nacional é gratuito.

Como funciona a mecânica do Liberty Web Smart?

No Liberty Web Smart, você navega ilimitado na internet pelo celular, pagando um valor fixo mensal de R$ 29,90, apenas no mês em que usar. Sem necessidade de contratação. Se não usar, não paga.

Qual a indicação do plano Liberty Web Empresa Tablet?

O plano Liberty Web Empresa Tablet é indicado para clientes que desejam navegar ilimitado no seu tablet ou iPad, pagando apenas um valor fixo mensal, sem se preocupar com surpresas na conta.

Qual a indicação do plano Liberty Web Empresa Modem?

O plano Liberty Web Empresa Modem é ideal para quem quer navegar ilimitado no computador ou notebook, pagando apenas um valor fixo mensal, sem cobrança de dados excedentes.

Nos planos TIM Liberty Empresa, quais são as opções de pacotes de minutos para outras operadoras?

As opções são: TIM Liberty Empresa +50 (com 50 minutos), TIM Liberty Empresa +100 (com 100 minutos), TIM Liberty Empresa +200 (com 200 minutos), TIM Liberty Empresa +400 (com 400 minutos) e TIM Liberty Empresa +800 (com 800 minutos), válidos em ligações locais para celulares, fixos ou rádios.

Devo assinar algum regulamento?

Não. Os regulamentos dos planos TIM Liberty Empresa e TIM Empresa Mundi estão disponíveis aqui no site da TIM, não havendo a obrigatoriedade de assiná-los, ou do consultor de vendas digitalizá-los. Ao assinar o Termo de Contratação, você irá se declarar ciente das regras dos planos e ofertas contratados.

Quero ativar um Combo e desejo outro modelo de aparelho ao invés do aparelho elegível ao mesmo. É possível?

Não. Cada Combo contratado vem com seu aparelho atrelado, não sendo possível a troca do aparelho.

O serviço de dados para aparelhos Blackberry é igual para os demais Smartphones e Webphones?

Não. O serviço utilizado para Blackberry é o Blackberry Liberty Web, que custa R$ 49/mês, e possibilita navegação ilimitada na internet, sem cobrança de dados excedentes. Já para os demais Smartphones e Webphones, o serviço de dados é o Liberty Web Smart.

As ofertas para Profissionais Liberais são válidas para qualquer profissional?

Não somente para os profissionais com CNAE’s elegíveis.

Caixa Postal Avançada
Caixa Postal Avançada

Como funciona o serviço de transcrição de recados de voz em mensagens de texto?

Os recados de voz deixados na Caixa Postal são convertidos em mensagens de texto, e enviados automaticamente para o destinatário, através de um SMS.

Para qual número o Cliente deve ligar para ouvir seus recados?

Para ouvir seus recados, o Cliente deve ligar para o número *100. O Cliente também vai receber seus recados convertidos em mensagens de texto, enviados por SMS.

Quanto custa o serviço Caixa Postal Avançada?

O serviço Caixa Postal Avançada custa R$4,90 /mês/ linha, no mês que usar o serviço.

Posso usar o serviço Caixa Postal Avançada em qualquer plano da TIM?

O serviço Caixa Postal Avançada está disponível apenas nos planos Liberty Empresa e TIM Empresa Mundi.

Posso ouvir os recados que recebi por SMS?

Sim, basta acessar o serviço através do *100.

Como o Cliente pode ouvir seus recados através de outro telefone?

A partir de outro telefone, o Cliente deve ligar para o seu próprio número TIM, digitar "#" durante a saudação pessoal, e digitar a senha quando for solicitada.

O que o Cliente precisa fazer para ativar a Caixa Postal Avançada?

A Caixa Postal Avançada é pré ativada nas linhas dos planos Liberty Empresa e TIM Empresa Mundi.

O que o Cliente deve fazer caso esqueça sua senha de acesso a Caixa Postal Avançada?

  • Sua senha de aceso é senha única TIM. A recuperação da senha é feita a partir do site: www.tim.com.br .

Existe alguma maneira de recuperar mensagens apagadas?

Não. As mensagens apagadas não podem ser recuperadas.

As mensagens ficam armazenadas por quanto tempo na Caixa Postal?

Após armazenar uma mensagem, esta permanecerá disponível por 07 dias.

O que acontece caso o Cliente não ouça suas mensagens?

As mensagens deixadas na Caixa Postal são guardadas por 07 dias para que possam ser ouvidas. Caso o Cliente não ouça as mensagens nesse período, elas serão apagadas automaticamente.

Como o Cliente sabe se possui mensagens?

Ao receber um recado em sua Caixa Postal, o Cliente receberá a mensagem de voz convertida em texto (através de SMS), ou receberá um aviso de que não foi possível converter a mensagem de voz em texto, e que deve acessar o recado através do *100.  

Como gravar uma saudação pessoal?

Se tiver recados novos, após ouvir o recado, abre a opção "Se quiser configurar o seu Recado ou ouvir seus recados antigos, digite 1".
Se o Ciente não tiver recados novos recados, a opção "Se quiser configurar o seu Recado ou ouvir seus recados antigos, digite 1" aparece direto.

Como o Cliente pode alterar sua senha da Caixa Postal?

  • Para alterar a senha, o Cliente deve acessar o autoatendimento através de do site www.tim.com.br .

Quantas mensagens o Cliente pode armazenar em sua Caixa Postal?

A capacidade de armazenagem da Caixa Postal é de 20 mensagens de 3 (três) minutos cada.

O que significa (?) no texto da mensagem?

O símbolo "(?)" no texto da mensagem significa baixa qualidade na conversão da palavra. Exemplo: "Por favor ligar para o Feliciano(?)"

O que significa "-" no texto da mensagem?

Palavras juntas com hífen denotam que a sequência das palavras possui baixa qualidade na conversão. Exemplo: "Por favor ligar para-o-feliz-cano";

O que significa "..." no texto da mensagem?

Se um número de palavras não pode ser convertida, as palavras são trocadas por três pontos. Exemplo: "Favor ligar para ..."..

O que ocorre quando um recado é deixado e o sistema não pôde convertê-lo?

O destinatário receberá um SMS informando que não foi possível converter o recado de voz em texto, que o recado está disponível em sua Caixa Postal e que poderá escutá-lo digitando *100.

Em que situações o recado pode não ser convertido?

Quando não houver mensagem (quem ligou não deixou recado), houver muito ruído ou a mensagem estiver em outro idioma que não o Português; o recado de voz não é convertido. A plataforma da Caixa Postal precisa entender pelo menos 85% do recado para conseguir converter para uma mensagem de texto. Caso o recado não possa ser convertido, é enviado um SMS ao cliente informando que a mensagem não pode ser convertida em texto, e que para ouvir a mensagem deve ligar para *100.

O Cliente pode acessar sua Caixa Postal quando estiver em Roaming Nacional?

Sim. A partir de seu próprio telefone, o acesso é feito normalmente através do número *100.
A partir de outro telefone, o Cliente deve ligar para o seu próprio número TIM e ao escutar a saudação da Caixa Postal Avançada, deverá digitar “#” durante a saudação pessoal, e deverá digitar a senha quando for solicitada.

O Cliente pode acessar sua Caixa Postal quanto estiver em Roaming Internacional?

Sim. Para ouvir os recados em Roaming Internacional o Cliente deve ligar para o número +55 11 98141 0100. Em seguida, o Cliente deve informar o número do celular (com o código de área e sem o zero na frente) e senha de acesso.

Quanto custa o acesso à Caixa Postal em Roaming Internacional?

O Cliente será tarifado pelo valor normal de uma chamada internacional, além dos R$4,90 (quatro reais e noventa centavos), cobrados por linha e por mês, no mês que utilizar o serviço.

Ao gravar um recado muito longo, o Cliente receberá vários sms?

A plataforma agrupa as mensagens e envia um único SMS ao Cliente. Entretanto, dependendo do modelo do celular do Cliente, a mensagem pode ser dividida em mais de um SMS.

Qual a diferença entre as mecânicas Liberty Recado, TIM Recado e Infinity Recado?

A mecânica Liberty Recado (Caixa Postal Avançada) cobra um valor fixo mensal, no mês em que o serviço for utilizado.
A mecânica TIM Recado cobra a Caixa Postal por minuto utilizado.
A mecânica Infinity Recado cobra um valor fixo diário, por dia de utilização.

É possível ativar a Caixa Postal Avançada em outro plano do Corporativo?

A Caixa Postal Avançada está disponível para os acessos dos planos Liberty Empresa e TIM Empresa Mundi apenas.

É possível bloquear a Caixa Postal Avançada através de sms?

Não. O bloqueio da Caixa Postal Avançada será realizada a qualquer momento pela Central de Relacionamento com o Cliente, através do *144 ou 1056.

TIM Web VPN
TIM Web VPN

Qual a diferença entre o TIM Connect Fast e o W-VPN?

A diferença está na segurança, pois o cliente ganha uma apn (canal de acesso à Internet) dedicado para sua empresa, garantindo acesso apenas a números da empresa, provisionados com o serviço.

O W-VPN está disponível para qualquer cliente?

Não. Apenas para Clientes TIM corporativos, GSM e overlays.

O W-VPN permite apenas acesso à Internet?

Com o W-VPN, o cliente pode desenvolver aplicações baseadas em acesso seguro à Internet, podendo, por exemplo, permitir que seus funcionários acessem a Intranet da empresa, ou desenvolver soluções de rastreamento entre outras.

No caso de conexão por Link dedicado, quem fornece o link?

Tanto o link quanto o roteador são responsabilidades da empresa-cliente, que poderá optar pelo fornecedor que deseja e realizar a contratação diretamente.

Como será a tarifação do serviço?

O cliente paga uma taxa para a ativação e contrata um pacote GPRS, mensal, para realizar o tráfego.

O pacote adquirido pode ser compartilhado ou tenho que comprar um para cada acesso?

O pacote é compartilhado, podendo ser utilizado por todos os acessos da empresa que possuírem o serviço w-VPN.

O serviço está disponível somente via Internet (VPN)?

Não. Caso a empresa prefira, pode realizar a conexão através de link dedicado, garantindo ainda maior segurança à conexão.

No caso do pacote acabar antes do final do mês (ciclo de pagamento), o tráfego será interrompido?

Não, os acessos continuarão a utilizar o serviço, pagando a tarifa excedente do pacote.

Como posso contratar o serviço?

Basta procurar o seu gerente de contas.

TIM Cloudconnect
TIM Cloudconnect

O serviço é ativado na raiz ou na linha?

Na linha.

A taxa mensal de R$ 9,90 será cobrada por linha?

Sim, por cada linha que o serviço for contratado.

O Cliente poderá escolher ativar o serviço apenas em algumas das linhas?

Sim. O Cliente será cobrado pelas linhas para as quais ativar o serviço. Por exemplo: Um mesmo CNPJ que possua um total de 5 linhas, adquire o TIM CloudConnect para apenas 3 linhas, a cobrança mensal será de R$ 29,70 (3 x R$ 9,90).

Para utilizar o serviço, as linhas gerarão algum custo extra?

Sim, nas condições de uso do aplicativo nos dispositivos móveis elegíveis. Portanto, o tráfego gerado pelo aplicativo não está incluído na oferta e será cobrado conforme mecânica do tráfego de dados no plano vigente.

Existe um limite máximo de aquisição do serviço?

Não.

É possível utilizar o serviço com outros aparelhos além do iPhone e iPad?

Não. Em breve estará disponível em outras plataformas. Contudo, a utilização do TIM CloudConnect poderá ser realizada nos navegadores de internet em outros aparelhos.

Do que o administrador vai precisar para acessar a interface web do TIM CloudConnect, disponível no endereço https://timcloudconnect.cloudforce.com/?

O Cliente precisará de um computador com acesso à Internet e um browser (IE 7.0 ou superior, Firefox 3.0 ou superior, no Chrome 13 ou superior e no safari 5.0 ou Superior).

Para os aparelhos BlackBerry, os serviços BES (BlackBerry Corporativo) e os demais são necessários?

A solução ainda não está disponível para este tipo de aparelho.

As funcionalidades na interface web serão as mesmas no celular?

Sim, com exceção das alterações de senha que estarão disponíveis apenas na interface web.. Apenas a vizualização das funcionalidades será diferente.

O mecanismo de download do aplicativo permanece o mesmo?

Sim. O Cliente poderá realizar o download por meio da loja de aplicativos da Apple, App Store, buscando pelas palavras-chaves “TIM CloudConnect”.

Este serviço é compatível com outros serviços (TIM Radar, Gestor Web e dentre outros)?

São serviços que não possuem dependências, logo, o Cliente poderá contratar todos, caso desejar. Não há limitação.

O TIM CloudConnect sincronizará a agenda de seu iPhone ou do próprio outlook?

Não. Os contatos do TIM CloudConnect não serão sincronizados por esses meios.

Gerenciamento Wifi
Gerenciamento Wifi

Qual a vantagem da Solução Gerenciamento Mobilidade Urbana?

Oferecer o serviço WiFi de forma simples, rápida e segura sem necessidade de utilização de senha para se conectar.

O Cliente terá a necessidade de preparo do ambiente para essa solução?

O Cliente precisa analisar o seu ambiente existente ou futuro com os cenários disponíveis para contratação, basicamente será necessário ter uma equipe técnica capaz de integrar no aplicativo o SDK, esta integração é muito simples e não leva mais de 12 horas de desenvolvimento.

Por que o Cliente tem mais vantagem em contratar a solução via TIM e não diretamente pela wiMAN?

Para facilitar o controle do Cliente, sendo a TIM a provedora dos serviços de voz, dados e solução, agrupados na mesma fatura.

A empresa poderá contratar o serviço direto do parceiro wiMAN?

Sim. Esta decisão do Cliente é soberana, porém a TIM é a única empresa a oferecer a cobrança de um serviço de Terceiro na sua fatura facilitando a contratação e unificando o ponto de contato na negociação, além da TIM possuir preços condições diferenciadas junto ao Parceiro para oferecer o melhor custo benefício para o Cliente TIM.

O que fazer caso o Cliente tenha algum problema na fatura ou bloqueio do serviço?

O Cliente deverá entrar em contato com o executivo de contas para as corretas tratativas.

Quais os requisitos mínimos para acesso ao Painel de Controle wiMAN?

Para acessar a Ferramenta de Gerenciamento dos Hotspot (wIMAN) é necessário acesso à internet e ter a senha de acesso autorizada pela TIM.

É necessária a liberação no Proxy/firewall para acessar a página?

Não precisa liberação de Proxy/firewall, o endereço do painel de controle é https://sdk.XXX:XXX (personalizado pelo cliente final)

Ao tentar abrir a página de acesso ao painel de controle recebo a mensagem: Servidor não encontrado/A página web não pode ser exibida/Esta página da web não está disponível (ou similares).

Certifique-se de que não existem problemas de conectividade com a internet;
Verifique se há utilização de softwares de gerenciamento de redes, firewall e antivírus que possam bloquear o acesso a página;
Limpe dados de navegação como: Cache, cookies e Arquivos Temporários;
Tente o acesso utilizando outro Navegador de Internet;
Caso o problema persista, entre em contato com o suporte da TIM o NAT.

Ao tentar abrir a página aparece a mensagem “Erro HTTP 500”. O que devo fazer?

Entre em contato com o Suporte da TIM o NAT.

Ao tentar abrir a página aparece a mensagem “Não é possível localizar a página da Web (HTTP 400)”. O que devo fazer?

O Navegador pode se conectar ao servidor web, mas a página da Web não pôde ser localizada devido a um problema com seu endereço na Web (URL). Verifique se o endereço do site foi digitado corretamente.

Como proceder no caso de após preencher os campos “usuário” e “senha” para fazer login no painel de controle, volta para a página inicial de login?

Verifique se o usuário e senha foram preenchidos corretamente e tente novamente.
Verifique se o navegador está com a última versão atualizada.
Limpe dados de navegação como: Cache, cookies e Arquivos Temporários.
Tente o acesso com outro Navegador de Internet.
Caso o problema persista, entre em contato com o suporte da TIM o NAT.

Qual a vantagem da Solução Gerenciamento Corporativo?

O Cliente corporativo que adquirir a solução poderá disponibilizar para seus clientes finais ou visitantes de seus estabelecimentos comerciais a rede WiFi já existente que poderão utilizar o serviço Wifi de forma simples e segura permitindo ações de marketing pontuais.

Quais são os requisitos para adoptar esta solução?

Temos que considerar dois cenários onde:

Existe um mobile App desenvolvido pelo cliente ou usando nosso App Genérico: Basta apenas instalar no aplicativo móvel existente (“mobile app”) nossa solução (SDK) e seus clientes poderão fazer via seus smartphones a autenticação de forma transparente ao WiFi.

Uma vez integrado o SDK, haverá o cadastro dos roteadores que já estão presentes nas lojas na plataforma do parceiro TIM.

Sem utilização de Mobile App: É necessário configurar os parâmetros da solução nos roteadores do cliente. Isso pode ser feito pelo próprio cliente, ou remotamente pela Wiman.

Através do Painel de Controle do Gerenciamento Wi-Fi, o cliente poderá colocar limites de Banda e a Internet disponibilizada para os seus clientes (Exemplo: Se tiver 150MB de banda, poderá limitar a banda disponibilizada aos clientes a 50MB. Assim teria ainda 100MB de internet para suas operações internas).