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Conheça nossas dicas de segurança

Algumas tentativas de golpes estão ocorrendo no mercado, eventualmente envolvendo o nome da empresa ou de outras operadoras.
Aqui você encontra informações sobre os principais golpes e algumas dicas para o seu bem-estar.

Dicas de segurança gerais
Dicas de segurança gerais

Estamos acessando cada vez mais a internet por diversas tecnologias.  Com isso, criminosos têm se aproveitado para aplicar uma série de golpes virtuais pelo mundo. 

Sendo assim, é importante que todos conheçam os principais golpes aplicados e algumas dicas de segurança que a TIM preparou.  Vamos lá?

Cuidados com as suas senhas de acesso

 • Evite usar a mesma senha para vários cadastros em diversos serviços. 

 • Além disso, não é recomendado o uso de sequências como, por exemplo 12345678, datas de aniversário ou demais informações que associem facilmente você a sua senha. De preferência, faça uma variação entre letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.  

Sempre que viável, adote o duplo fator de autenticação, como por exemplo, ativação de token de confirmação. 

Reforçando: Nunca use dados que podem ser facilmente encontrados em redes sociais, como nomes de familiares, números de telefone ou datas de aniversário.

Nunca forneça sua senha a terceiros.  Suas senhas devem ser pessoais e intransferíveis. 

Como manter meu smartphone mais seguro?

Algumas medidas simples ajudam a tornar seu uso mais seguro:

 • Sempre mantenha seu aparelho atualizado com as últimas recomendações do fabricante;
 • Instale aplicativos somente a partir da loja oficial de seu dispositivo;
 • Ao instalar um aplicativo, avalie se as permissões de acesso solicitadas são coerentes com sua finalidade;
 • Instale todas as atualizações dos aplicativos instalados no seu dispositivo;
 • Configure todas as configurações de segurança disponíveis, tais como: as opções de rastreamento, bloqueio, backup, remoção de arquivos remotamente e etc.

Como comprar online com uma maior segurança?

 • Digite você mesmo o endereço da loja no navegador web;
 • Pesquise mais sobre o site e verifique se ele é confiável;
 • Desconfie de preços muito abaixo do mercado;
 • Atenção com promoções enviadas via e-mail. Confira se o site acessado pertence realmente à loja, preferencialmente digite você mesmo o endereço da loja no navegador web e busque a promoção;
 • Ao enviar dados pessoais ou efetuar o pagamento, observe se o endereço do site é seguro, se apresenta o “cadeado” e a sigla “https”. Isso garante que seus dados somente serão acessados pela loja.

Pode ser um golpe! Fique atento!
Pode ser um golpe! Fique atento!

Como identificar os principais golpes na internet?

Os principais golpes na internet são feitos através de mensagens falsas via 
e-mail ou apps de mensagens solicitando informações como senhas, número de cartões ou outros dados pessoais. Algumas possuem links que remetem a sites falsos com o objetivo de obter informações confidenciais.

Desconfie sempre de mensagens que seja necessário preencher seus dados. 
Busque sempre verificar os fatos e informações antes de tomar qualquer decisão como de compartilhar ou fornecer uma informação ou atualizar um cadastro.

Em caso de dúvidas da veracidade das interações recebidas em nome da TIM, ligue para a Central de Atendimento da TIM.

Golpe do Whatsapp
Golpe do Whatsapp

Neste tipo de golpe, a conta do usuário é copiada, mas com um número diferente. Ou seja, o WhatsApp é duplicado, mas não clonado. O mesmo nome e foto é usada, mas o contato é trocado. Os golpistas procuram contatos de pessoas próximas e inventam alguma história para justificar a troca de número e pedem depósitos em dinheiro.

O usuário não tem nenhuma interferência em sua conta e, muitas vezes, nem sabe o que está acontecendo. Isso porque não há nenhum aviso de que alguém está se passando por você. Apenas alguns contatos recebem uma mensagem, sempre contando alguma história diferente para justificar o número diferente. 

Confira as dicas de segurança para o uso do Whatsapp

Falsas promoções
Falsas promoções

Este golpe é aplicado informando à vítima que ela teria sido beneficiada através de alguma promoção. E para a retirada do prêmio, são impostas algumas condições, como, por exemplo, compra de cartões de recarga.
Essa modalidade de golpe pode ser realizada tanto através de telefone como de mensagem de texto.

O Cliente é informado que foi contemplado em alguma promoção, através de parceria entre a TIM e uma outra grande empresa do mercado (emissoras de TV, operadoras de telefonia fixa, empresas de alimentos, moda, beleza etc.). Para resgate do prêmio (geralmente carros, TVs), o Cliente deve comprar cartões de recarga, ligar para um número previamente informado e repassar os códigos dos cartões ao golpista, que credita os valores para telefones de seu próprio interesse.

Veja abaixo as nossas dicas de segurança.

1 - Nunca ligue para os números informados em mensagem de texto cuja origem é desconhecida. Geralmente, esses números vêm descritos como "centrais de atendimento da promoção".
2 - Nunca forneça seus dados pessoais em ligações de origem desconhecida.
3 - Ao receber informações sobre a "promoção", procure sempre averiguar sua existência, através de contato com as empresas envolvidas.

Falsa promoção de aniversário
Falsa promoção de aniversário

Caso você receba um torpedo com a seguinte mensagem:
"VIVA!!! A TIM HOJE FAZ ANIVERSÁRIO, Envie esta mensagem a 10 números diferentes e ganhe R$7.50 de saldo. experimenta,eu já ganhei!!! Ganhei!!!"

 

Desconsidere, trata-se de um novo golpe que está sendo aplicado em várias cidades. As promoções TIM, quando enviadas via SMS para os Clientes, serão sempre do remetente TIM e/ou 144. Verifique sempre o remetente no final das mensagens, evitando esse tipo de golpes. 
Fique atento!

Falsa promoção de bônus de recarga
Falsa promoção de bônus de recarga

Fiquem Atentos!
Foram registrados casos em que algumas pessoas receberam uma mensagem sobre bônus de recarga. Esta mensagem solicita o envio de um código de cartão de recarga não utilizada para um número "fictício". A falsa promoção supostamente beneficiaria o Cliente com bônus em recarga e TIM Torpedos.

Se você receber qualquer mensagem que tenha esse tema (ou assunto / conteúdo / suposta promoção), por favor, desconsidere-a. Trata-se de um golpe que está sendo aplicado.

Sempre que receber um TIM Torpedo sobre Promoções, verifique o remetente. Se for diferente de TIM e/ou 144, não foi enviado pela TIM.

Emails com link TIM
Emails com link TIM

A TIM informa que só envia e-mails com links para os clientes cadastrados e que nunca solicita dados de clientes por este canal. Todos os e-mails enviados com links pela empresa possuem um texto no rodapé* e uma cópia de segurança na área exclusiva do cliente no site da TIM. Portanto, para a sua segurança, verifique sempre a autenticidade do e-mail recebido antes de acreditar em ofertas ou clicar em links. Lembre-se: O canal mais seguro para acessar os e-mails com links enviados pela TIM é através do nosso site.

 

* Rodapé de Segurança encontrado em todos os e-mails com links enviados pela TIM:
"Se você está com dúvidas quanto à autenticidade do e-mail, não clique em nenhum dos links. Todos os e-mails com links enviados pela TIM possuem uma cópia de segurança no site. Digite no seu navegador www.tim.com.br, informe seu usuário e senha no topo da página para entrar na área exclusiva, selecione "Comunicados TIM" e busque o e-mail correspondente."
 

Falso sequestro
Falso sequestro

O "Golpe do Falso Sequestro" consiste na realização de chamada informando sobre a realização de um suposto sequestro de algum familiar da pessoa que atende à ligação.

Na maioria das vezes, o golpista liga para uma pessoa, pedindo que desligue seu celular durante um determinado período, sob a alegação de seu aparelho foi "clonado". Durante esse período, ele entra em contato com seus familiares e informa sobre o "sequestro". A família, ao tentar entrar em contato com a pessoa, percebe que o aparelho está desligado, e acaba acreditando na farsa.
Para evitar que a população seja lesada em um possível golpe, a TIM esclarece que não liga para seus Clientes solicitando que os mesmos realizem testes ou que desliguem o celular.
Veja abaixo as nossas dicas de segurança:

1 - Ao receber ligações de pessoas desconhecidas, não forneça seus documentos e dados pessoais. Oriente seus familiares a procederem do mesmo modo.
2 - Fique atento ao receber ligações a cobrar ou com o número de origem inibido.
3 - Caso seja vítima deste golpe, verifique se seu parente está bem e desligue o aparelho.
4 - Registre a ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.

Golpe do Siga-me
Golpe do Siga-me

O "Golpe do Siga-me" consiste na programação involuntária do aparelho para o desvio das chamadas recebidas a um terceiro número. Dessa forma, o golpista pode receber chamadas a cobrar sem pagar ou, até mesmo, aplicar outros golpes. O custo das ligações é registrado na conta telefônica da vítima.

Muitas vezes, os golpistas se fazem passar por funcionários das operadoras de telefonia, informando sobre problemas técnicos na rede ou sobre uma "clonagem" da linha do usuário. Para sanar o problema, seria necessário digitar uma sequência de códigos. Na verdade, este procedimento ativa o serviço "Siga-me", redirecionando as futuras chamadas para números de interesse do golpista.

Para evitar que a população em geral seja lesada em um possível golpe, a TIM esclarece que não liga para seus Clientes solicitando que os mesmos realizem testes ou configurações no aparelho. Ninguém em nome da operadora está autorizado a solicitar que o Cliente digite códigos no telefone ou forneça senhas de cartões pré-pagos.

Veja abaixo as nossas dicas de segurança.

1 - Ao receber ligações de pessoas desconhecidas, não forneça seus documentos e dados pessoais.

2 - Evite atender ligações a cobrar.

3 - Desconfie de ligações sobre promoções, entrega de prêmios ou bônus de créditos. Solicite os dados (nome, função, empresa) de quem ligou por medida de segurança.

Ligações 136 - Covid 19
Ligações 136 - Covid 19

A TIM alerta a população para possíveis fraudes após o lançamento do sistema TeleSUS, ferramenta do Ministério da Saúde, que faz ligações automáticas para os cidadãos por meio do número 136, para avaliar sintomas da Covid-19.

As ligações automáticas do 136 são uma ferramenta importantíssima para avaliação de sintomas, do mapeamento da área de risco e da evolução da Covid-19, pois buscam identificar e auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade. Porém é importante que a população fique também alerta com relação aos dados que estão fornecendo.

Em tais ligações são solicitadas apenas informações relativas aos sintomas do coronavírus. Não devem ser fornecidos dados bancários tais como nome do Banco, agência, conta e senhas de cartões de débito ou crédito. Também não são enviados links para confirmação de senhas por aplicativos, tais como WhatsApp e Telegram, nem por mensagens de texto (SMS) ou e-mail.

Tais precauções são necessárias pois fraudadores podem se aproveitar deste momento de vulnerabilidade da população com a pandemia, aplicando diversos tipos de golpes. As tentativas de fraude mais do que dobraram no último mês no Brasil.
Fiquem atentos!

Prova de vida online - INSS
Prova de vida online - INSS

A TIM alerta a população para possíveis fraudes sobre o serviço de prova de vida do INSS. Esse serviço chegou a existir, porém isso foi um projeto piloto, por conta da pandemia como forma de facilitar esse processo. A prova de vida online foi destinada para beneficiários selecionados pelo INSS, como forma de testar o serviço, porém os golpistas estão desse aproveitando para roubar dados e informações desse público.

Como funciona esse golpe:
O aposentado/pensionista recebe uma ligação dos fraudadores e informam todos os dados pessoais da vítima e, em seguida, enviam uma mensagem pelo aplicativo WhatsApp, pedindo para que o aposentado/pensionista envie uma foto de algum documento para finalizar o processo de prova de vida online. Os fraudadores têm alto poder de persuasão e tem obtido sucesso em suas abordagens, o INSS informe que esse tipo de golpe vem crescendo a cada momento.

Diante disso, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, não faça nenhum tipo de confirmação e também não passe informação por telefone, desligue a ligação e em caso de dúvida, entre em contato com o INSS pelo número 135 para maiores informações a respeito do serviço de prova de vida ou qualquer outro serviço disponibilizado pelo Instituto.

Golpes bancários
Golpes bancários

Seja pelo telefone, por e-mail, pelas mídias sociais, SMS, esse tipo de abordagem tem sido cada vez mais comum e precisamos estar atentos a esse golpe tão antigo, porém com o passar dos anos, esses golpes estão cada vez mais dinâmicos e estruturados como forma de convencer mesmo o seu cliente alvo. 

Esse tipo de fraude visa enganar os usuários a informarem dados confidenciais, seja seu cartão de crédito, senha ou outra informação do gênero que permita o acesso do fraudador a conta bancária do cliente e consequência disso são perdas financeiras importantes.
Veja abaixo as nossas dicas de segurança.

1 - Nunca clique em links de procedência desconhecida e evite compartilhar qualquer informação sem antes verificar as fontes. Busque veículos confiáveis, sites oficiais e jornais, para confirmar.
2 - Nunca forneça dados pessoais e informações bancárias sem antes saber se a plataforma é oficial e confiável.
4 - Caso você utilize seus dispositivos (pessoais ou corporativos) para realizar transações financeiras em nome de sua empresa, busque uma solução de segurança que proteja contra vazamentos de dados.
5 - Utilize em seu celular um antivírus capaz de proteger contra golpes de phishing.
6- Altere suas senhas se identificar alguma movimentação suspeita em sua conta bancária ou redes sociais

Golpe com PIX
Golpe com PIX

Como o novo sistema permite transferências rápidas e gratuitas a qualquer dia e horário, os golpistas conseguem através de abordagens aos usuários, seja por e-mail, pelas mídias sociais, SMS, sacar ou movimentar rapidamente o dinheiro obtido nessas operações (Engenharia Social).

Os clientes precisam ter a mesma atenção em uma transação através do Pix, são os mesmos cuidados adotados para se fazer uma outra transação qualquer. É importante checar os dados do recebedor da transação Pix, seja para uma pessoa ou um estabelecimento comercial.
Veja abaixo as nossas dicas de segurança.

1 – Confira o remente dos e-mails e não acesse páginas suspeitas.
2- Não clique em links recebidos por e-mail, WhatsApp, redes sociais ou por mensagens de SMS que direcionam o usuário a um suposto cadastro da chave do Pix;
3 – Cadastre chaves Pix somente nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, internet banking, agências.
4 – Após o cadastro da chave Pix, o Banco Central (BC) enviará o código para confirmação apenas por SMS (caso a chave cadastrada seja um celular) ou e-mail (se a chave por um e-mail). Nunca será através de uma ligação telefônica ou por link recebido em mensagem de texto ou e-mail.
5 - Não faça o cadastro da chave Pix a partir de um contato telefônico de um suposto empregado do banco.
6 – Não faça transferências para conhecidos sem confirmar pessoalmente ou por chamada telefônica, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado.
7 – Em caso de suspeita, procure o seu gerente ou outros canais oficiais do banco.

Plano TIM Beta
Plano TIM Beta

As informações relativas ao plano TIM Beta estão disponíveis exclusivamente no site www.timbeta.com.br. A TIM não reconhece e não se responsabiliza por quaisquer outros endereços da web que divulguem informações e/ou ofereçam outras formas de adesão a este plano, que não sejam os oficiais disponibilizadas no site acima.

Confira ainda a campanha #Fiqueesperto

O #Fiqueesperto é uma iniciativa que une governo e entidades privadas com o objetivo de informar às pessoas sobre como evitar golpes usuais do nosso novo mundo digital.

Veja também dicas relacionadas aos problemas mais comuns e às medidas de prevenção que podem ser tomadas para evitá-los