Proteja sua conta WhatsApp - Segurança - Institucional | TIM

Proteção

Tenha mais proteção e segurança no WhatsApp

Dicas de segurança para uso do Whatsapp
Dicas de segurança para uso do Whatsapp
  • • Desconfie sempre que for abordado por um desconhecido sobre uma oferta de qualquer tipo de prêmio. Os golpistas variam as ofertas, mas é sempre algo bem atrativo como cupom, promoções, novas tecnologias, carros, etc.
  • • Se desejar, é possível colocar senha em seu aplicativo. Assim vai protegê-lo ainda mais.
  • • Existe uma função de baixar automaticamente todos os vídeos e fotos recebidas em uma conversa. Para aumentar a segurança, desative essa função: Baixe somente os arquivos que você acha que realmente são confiáveis.
  •  

Entre no menu e clique em “Opções de Conversas”. 
Em seguida, desative o “Download automático de mídia”.

Além do aplicativo utilizado em dispositivos móveis, o app de mensagens também pode ser usado pelo desktop. Tenho muito cuidado com o computador que está sendo utilizado. Veja algumas dicas:


1. Evite o uso em computadores ou redes públicas
Não é possível ter 100% de certeza em relação à segurança da informação quando o acesso é feito por dispositivos ou redes públicas. Por isso, evite o uso para não deixar seus dados expostos.
Se o seu dispositivo fica vulnerável, pessoas mal-intencionadas podem acessar suas conversas, roubar dados sigilosos, invadir o aplicativo para inserir vírus ou, até mesmo, enviá-los para quem está trocando mensagens com você.

2. Se não tiver certeza, não baixe o arquivo
Não baixe arquivos ou clique em links se não tiver certeza da veracidade ou se os arquivos foram enviados por meio de mensagens de números desconhecidos. Muitos golpes são compartilhados dessa forma.

3. Proteja seu dispositivo
Antes de acessar o WhatsApp web em seu computador, verifique se ele está seguro, com o sistema operacional atualizado e com o antivírus. 

Verificação em duas etapas
Verificação em duas etapas

A versão mais recente do aplicativo oferece um recurso complementar que aumenta a segurança da sua conta pessoal por meio da opção "Verificação de duas etapas". O usuário pode cadastrar uma senha adicional que será exigida toda vez que o app for reinstalado no mesmo ou em outros smartphones. Essa senha não é enviada por mensagem de SMS e não é possível habilitar uma nova conta apenas informando o código de segurança padrão.

PARA ADICIONAR A VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS, SIGA OS PASSOS DESCRITOS ABAIXO.

1 – Abra o app do WhatsApp.
2 – Acesse a opção "Configurações".
3 – Toque na opção "Conta".
4 – Toque na opção "Verificação em duas etapas" e, após, no botão "Ativar".
5 – Crie uma senha numérica de 6 dígitos e repita a digitação. Vale salientar que deve ser evitado digitar uma sequência numérica e demais senhas fáceis de adivinhar (ex: 123456).
6 – Informe uma conta de e-mail para a recuperação da senha.