LGPD - Atendimento | TIM

Proteção de dados

Nós levamos a sério a sua privacidade e seus dados

Protegemos seus dados e somos transparentes sobre o uso deles

Sobre a TIM
Sobre a TIM

A TIM S.A. é uma das maiores empresas de telecomunicação do Brasil, além de fazer parte de um grupo multinacional com presença local há mais de 20 anos.

Somos a primeira operadora a ter presença nacional. Com a inovação em nosso DNA, buscamos sempre potencializar a vida de nossos clientes através da tecnologia. Para isso, além de trabalhar na ampliação e melhoria da rede, apostamos em um portfólio completo com telefonia móvel, fixa e internet. Assim, nossos clientes individuais e corporativos estarão sempre conectados.

A transparência é um de nossos pilares. Somos a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa. Também fazemos parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2). 

Como outro destaque, temos o projeto Portas Abertas, no qual consumidores acompanham as ações de ampliação e melhorias da rede, além de conhecerem o verdadeiro retrato da nossa cobertura. Vale ressaltar também as iniciativas do Instituto TIM, que buscam criar e potencializar recursos estratégicos para a democratização da ciência e inovação no Brasil.

O nosso compromisso com Proteção de Dados
O nosso compromisso com Proteção de Dados

A TIM está comprometida em resguardar a privacidade e proteger os dados pessoais de clientes, fornecedores e colaboradores, sempre com a mesma ética e integridade que baliza todas as atividades.

Nós levamos a sério a privacidade e os dados pessoais de nossos clientes. Entendemos que nosso dever é proteger e ser transparente sobre o uso das informações. Desde a aprovação da Lei n.13.709/18, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), buscamos tornar esse compromisso não só um cumprimento da lei, mas também parte da nossa cultura.

Parte importante do resultado desses esforços está refletida nas avaliações anuais do InternetLab, centro de pesquisa e tecnologia que publica todos os anos o relatório “Quem Defende Seus Dados”. Em 2020, tivemos um grande resultado entre as operadoras brasileiras, fruto de nossa constante evolução.

Relatório - InternetLab
Relatório - InternetLab

O InternetLab (centro independente de pesquisa) em parceria com a Electronic Frontier Foundation (EFF) desenvolveu o projeto “Quem Defende seus Dados?” (QDSD?), Versão brasileira da pesquisa americana “Who has your back?“. O projeto avalia como várias empresas de internet protegem os dados de seus usuários

Em novembro de 2020, o Internetlab publicou sua pesquisa, na qual a TIM teve sua avaliação mais positiva. Esse resultado é consequência do esforço, das ações realizadas e outras ainda em andamento na TIM para a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados.

Para acessar o resultado da avaliação da TIM no Relatório InternetLAB – “Quem defende seus dados”, acesse: quemdefendeseusdados.org.br/pt/

Projeto de Adequação
Projeto de Adequação

A partir de 2018, começamos a desenvolver um dos maiores programas de adequação em proteção de dados do país. Centenas de profissionais foram envolvidos, direta e indiretamente, na construção de procedimentos, políticas e práticas que vão aprimorar ainda mais o nosso compromisso com as pessoas. Isso, claro, sempre dentro dos mais elevados padrões de compliance com a legislação brasileira.

Esse projeto está em constante evolução. Estamos sempre buscando atualizar procedimentos e práticas, assim como nosso relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores. Alguns números mostram o tamanho do esforço empreendido pela TIM:

• Cerca de 115 áreas foram envolvidas em nosso processo de avaliação de práticas;

• Aproximadamente 400 sistemas de software utilizados foram avaliados;

• Mais de 2.000 atividades de tratamento de dados foram mapeadas e seus  processos analisados, sendo destacados aqueles materialmente   relevantes para análises de consultorias externas e escritórios de advocacia;

• Mais de 1.500 contratos com fornecedores/prestadores de serviços estão sendo alterados para que possam estar em conformidade com os níveis de governança em proteção de dados exigidos por nós.

Todas as iniciativas definidas ao longo de nosso projeto de adequação à LGPD foram cuidadosamente planejadas de acordo com os respectivos níveis de criticidade. Para tanto, foram levados em conta os diferentes riscos identificados na operação da empresa, colocando as diferentes categorias de titulares de dados tratados pela TIM no centro desta avaliação de prioridades.

Para saber os destaques das ações executadas durante o Projeto de Adequação da TIM, siga para a aba "Principais ações executadas durante o Projeto de Adequação da TIM".  

Principais ações executadas durante o Projeto de Adequação
Principais ações executadas durante o Projeto de Adequação

2018:
• Criação do Comitê de Privacidade, coordenado pelo diretor-presidente e composto por diretores da Companhia;

• Nomeação do cargo de Data Protection Officer (DPO);

2019:
• Início da adequação da TIM à LGPD, que foi dividido em 5 fases, sendo elas: preparação; diagnóstico/avaliação; implementação; monitoramento; e assurance;

2020:
• Processo de revisão e adequação dos contratos já existentes e dos novos que foram classificados como de impacto a dados pessoais;

• Criação da Central de Privacidade no site da TIM, com Atualização e disponibilização das Políticas de Privacidade e de Cookies

• Designação de equipe dedicada a liderar as ações necessárias ao cumprimento da LGPD e gerenciar as solicitações de Direito dos Titulares;

• Revisão e atualização de documentos normativos internos para regular e orientar otratamento de dados pessoais pelos colaboradores;

• Atendimento às solicitações de Direito dos Titulares (a lei prevê aos donos dos dados pessoais diversos direitos, entre os quais o de correção, acesso e confirmação do tratamento);

2021:
• Criação de um fluxo interno de segurança para incidentes ou casos de vazamentos envolvendo Dados Pessoais;

2022:
• Obtenção da certificação ISO 27001 – padrão para o sistema de gestão da segurança da informação – como meta para 2022. A norma já utilizada como referência em seus processos

Nós conduzimos nossas atividades com base na ISO 27001 - norma internacional que descreve as melhorespráticas para a gestão da segurança da informação e NIST (Cyber Security Framework) que apoia no gerenciamento e redução do risco de segurança cibernética.

Embora ainda não tenhamos a certificação ISO 27001, em 2020 realizamos uma avaliação dos requisitos necessários para a certificação e identificamos  um nível de conformidade superior a 90% dos requisitos. Dessa forma, vamos realizar os ajustes necessários para obter a certificação em 2022

Direitos dos Titulares
Direitos dos Titulares

Em 2020, consolidamos a nossa Central de Privacidade, um espaço em nosso site em que fornecemos:

 • Acesso à nossa Política de Privacidade e Política de Cookies;

 • Canais de contato com o DPO;

 • Informações facilitadas para descadastro de mensagens publicitárias (“não perturbe”);

 • Dicas de segurança para os nossos clientes.

Para facilitar o acesso ao usuário, também criamos uma página específica, que explica em linguagem clara e acessível algumas das premissas da nossa atuação. Por fim, desenvolvemos as informativas de privacidade – documentos que explicam com mais detalhes temas específicos, como nossa visão sobre legítimo interesse, como lidamos com cookies ou como tratamos os dados em um produto específico.

Políticas internas e conscientização
Políticas internas e conscientização

Além dos documentos já citados em "Direitos dos Titulares", desenvolvemos uma série de políticas que, direta ou indiretamente, lidam com a proteção de dados pessoais. Todos os nossos colaboradores devem observar, por exemplo, políticas de segurança de informação, retenção e descarte de dados e resposta a incidentes, entre outras.

Também mantemos algumas proteções contratuais junto a fornecedores, parceiros comerciais e colaboradores. Os nossos contratos geralmente possuem cláusulas de proteção de dados, confidencialidade e segurança da informação, que podem ser mais ou menos rigorosas a depender do tipo de contrato utilizado. A mudança e adaptação dos contratos atuais está em processo avançado.

Ao longo dos últimos meses, também realizamos uma série de ações para conscientizar nossos quase 10 mil funcionários. Além de diversas  comunicações internas por e-mail e outras plataformas organizacionais, adotamos três níveis de treinamentos institucionais:

 • Treinamento e-learning disponível para todos os colaboradores;

 • Treinamento específico para os executivos e colaboradores estratégicos da TIM; 

 • Treinamento dos fornecedores, conscientizando sobre a lei e os cuidados que estamos tomando para atendê-la

Dúvidas? Fale com o DPO
Dúvidas? Fale com o DPO

Se você ainda tiver qualquer dúvida sobre como tratamos dados pessoais na TIM, entre em contato com nosso DPO. Ficaremos contentes em ajudar! 

Envie um e-mail para o endereço que mais se encaixa no seu perfil:

Consumidor: dpo.consumer@timbrasil.com.br

Pequenas e médias empresas: dpo.business@timbrasil.com.br

Grandes corporações e outras operadoras: dpo.wholesale@timbrasil.com.br

Visitantes, parceiros e fornecedores: dpo@timbrasil.com.br

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Sílvia Maino Bica
Roberta Câmara
Fernanda Veiga
MassMedia - Marcelo Dias
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