Canal de Denúncias | TIM

Canal de Denúncias

Faça sua denúncia aqui, 24h por dia, 7 dias por semana

Conheça o canal

O que é o Canal de Denúncias?

O Canal é uma ferramenta de comunicação proativa e transparente para reporte de violações, omissões e qualquer descumprimento do Código de Ética, conduta corporativa em violação a direitos da coletividade de consumidores, políticas, legislações que possam causar danos às atividades da Companhia, aos colaboradores, acionistas e demais interessados.

Como funciona

Entenda como é feito esse trabalho

Como é feita a denúncia?

A TIM Brasil disponibiliza um canal de comunicação na qual os administradores, colaboradores, consultores, prestadores de serviço, sócios, terceiros, fornecedores e qualquer outro cidadão, órgão ou empresa podem registrar eletronicamente, on-line, ou pelo telefone 0800-900-8007, sua denúncia, mantendo o anonimato e a segurança.

Registro e anonimato

O registro é feito a partir de um formulário especialmente desenvolvido para obter o máximo de informações. Você não precisa se identificar.

Acompanhe sua denúncia

Você pode acompanhar o status do registro da denúncia pelo número de protocolo que é fornecido no envio da denúncia.

Sistema independente

Quem é a Contato Seguro?

Para fortalecer e assegurar a comunicação com os colaboradores e demais interessados nos assuntos relacionados aos reportes e irregularidades, a TIM contratou um sistema independente para a gestão das denúncias recebidas no seu Canal de Denúncias. A Contato Seguro é uma empresa independente e que fornece um canal de atendimento transparente e anônimo.

Código de ética

Denuncie qualquer descumprimento

Ligue para 0800-900-8007 ou relate online. O Canal de Denúncias funciona 7 dias por semana, 24h por dia.

Dúvidas sobre Canal de Denúncias

Sobre o que você 
quer saber?

Principais dúvidas

É possível comunicar minha preocupação de modo anônimo e seguro?

Os denunciantes que registrarem denúncias não serão identificados em hipótese alguma, tanto pela Intranet quanto pela Internet e por telefone. O anonimato e o sigilo estarão sempre garantidos, confirmando-se ou não as denúncias apontadas. Não há o registro dos IP's dos computadores dos usuários do sistema via Internet e há o sigilo da gravação telefônica.

Quem é o responsável por gerenciar as denúncias?

A recepção do relato é realizado pela empresa Contato Seguro. De modo sistêmico, a Contato Seguro encaminha tal relato ao Canal de Denúncias que está sob a gestão da Audit. A Audit irá deliberar individualmente sobre cada caso, procedendo com a apuração minuciosa das informações em cada processo. Se necessário, a Audit seguirá com o encaminhamento da denúncia à área competente da Cia., monitorando as análises até a sua conclusão.

Quais legislações/compromissos corporativos são observados pelo Canal de Denúncias?

O Canal de Denúncias é um canal de comunicação específico e oficial da TIM S.A, para que os públicos interno e externo compartilhem denúncias sobre eventos de corrupção, suborno, fraude, assédio moral e sexual, possíveis irregularidades ou impropriedades contábeis ou quaisquer outras questões de natureza contábil, assuntos de auditoria, conduta corporativa em violação a direitos da coletividade de consumidores e aqueles relacionados a controles internos, normas, políticas, ética, direitos humanos e meio ambiente Este espaço foi criado para fortalecer as bases de governança corporativa por meio da transparência, bem como observar:

 • A legislação dos Estados Unidos da América, Sarbanes- Oxley Act/2002, à qual a TIM S.A. está sujeita como uma empresa registrada na Securities and Exchange Commission – SEC, com ações listadas através de um programa de ADR na Bolsa de Valores de New York (NYSE).

 • A Instrução CVM 509 que regula as atividades do Comitê de Auditoria Estatutário, estabelecendo a necessidade de um canal para recebimento de denúncias.

 • As normas internacionais de anticorrupção (FCPA); e, A Lei de Anticorrupção Brasileira (Lei no. 12.846/2013), regulamentada pelo Decreto no. 8.420/2015.

 • Código, leis e regulamentos associados a direito consumidor.

 • Leis, normas e codificações brasileiras dos diversos ramos do Direito, como: Civil, Constitucional, Trabalhista, Tributário entre outros.

Quais assuntos o Canal de Denúncias abrange?

O Canal de Denúncias da TIM S.A está disponível para tratativa de todos os assuntos relacionados à atos de corrupção, suborno, fraudes, assédio moral e sexual, impropriedades contábeis ou quaisquer outras questões de natureza contábil em geral, assuntos de auditoria, conduta corporativa em violação a direitos da coletividade de consumidores e aqueles relacionados a controles internos, normas, políticas, ética, meio ambiente e direitos humanos.

Quem pode utilizar o Canal de Denúncias?

O Canal está disponibilizado para os públicos interno e externo com os quais a empresa se relaciona, a saber: colaboradores, acionistas/investidores, administradores, clientes, fornecedores/parceiros, Governo, comunidade, sociedade civil organizada e outras partes interessadas.

Quais os meios disponíveis para efetuarmos uma denúncia?

As denúncias podem ser registradas pela Intranet Corporativa, Internet (tim.com.br > Quem somos > Canal de Denúncias) ou por telefone no número ( 0800 900 8007 ), disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

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